Estado amplia quadro efetivo com posse de 137 novos servidores aprovados em concursos
O Governo do Piauí dará posse, nesta quarta-feira (24), a 137 candidatos aprovados em concursos públicos para diferentes áreas da administração estadual. A cerimônia será realizada às 8h30, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, reunindo autoridades estaduais, os novos servidores e seus familiares.
A nova convocação contempla profissionais que irão atuar em setores considerados estratégicos para o funcionamento da máquina pública. As vagas estão distribuídas entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria da Administração (Sead), Secretaria do Planejamento (Seplan), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev).
A maior parte das nomeações será destinada à Sefaz, que receberá 80 servidores, entre auditores fiscais, agentes de tributos, analistas do Tesouro e auditores governamentais. Também serão incorporados 21 analistas governamentais à Sead, 16 à Seplan, 10 procuradores substitutos à PGE e 10 analistas previdenciários à PiauíPrev.
Os profissionais foram selecionados por meio de concursos realizados em 2024, que incluíram provas objetivas, avaliações discursivas, análise de títulos e, em alguns cargos, curso de formação. A remuneração inicial prevista é de R$ 11.549,35.
Com a posse, o Estado busca reforçar áreas ligadas à gestão administrativa, arrecadação, planejamento, previdência e representação jurídica, ampliando a capacidade técnica dos órgãos públicos.
Esta é mais uma etapa do processo de recomposição do quadro efetivo do Governo do Piauí. Em fases anteriores, outros aprovados já haviam sido convocados para atuar em diferentes setores da administração estadual. A expectativa é que a chegada dos novos servidores contribua para dar maior agilidade aos serviços públicos e fortalecer a execução das políticas governamentais em todo o estado.

