DESTAQUEoperaçãoPolíciaRecentes

Polícia Federal deflagra Operação Chassifá II contra grupo especializado em fraudes com documentos falsos em Teresina

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Chassifá II, em Teresina (PI), contra uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos para aplicação de fraudes em instituições públicas e privadas.

A ação é um desdobramento da Operação Chassifá I, realizada em julho de 2024, também na capital piauiense. De acordo com a PF, o grupo criminoso atuava principalmente nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Durante a operação desta quinta-feira, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.

Segundo as investigações, os criminosos falsificavam documentos como carteiras de identidade e de habilitação, comprovantes de renda e de residência, além de registros cartorários. O material era usado, principalmente, em fraudes contra a Caixa Econômica Federal, que informou estar apurando os casos.

A PF explicou que o esquema era composto por núcleos independentes, distribuídos em diversos estados brasileiros, cada um responsável por um tipo de falsificação.

Na primeira fase da operação, mais de 200 pessoas envolvidas foram identificadas. Os investigados podem responder por crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Orientações para a população

A Polícia Federal orienta que a população tenha cuidado com o compartilhamento de dados pessoais em aplicativos de mensagens, redes sociais e sites não confiáveis.

Em caso de perda, roubo ou furto de documentos, o recomendado é registrar um boletim de ocorrência e comunicar imediatamente as instituições financeiras.

Além disso, é importante consultar regularmente a situação do CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito para identificar possíveis fraudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *