MercoSul e União Europeia fecham grande parceria comercial, considerada uma das maiores do mundo
A negociação durou 25 anos e chegou a ser vetada uma vez. Esse acordo está sendo considerado o maior acordo comercial do entre blocos econômicos no mundo.
Como o acordo funciona:
O acordo facilita o acesso dos produtos do MercoSul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) ao mercado europeu, eliminando tarifas para produtos como carne, açúcar, café, entre outros. A União Europeia terá maior acesso aos mercados do MercoSul, especialmente em setores como automóveis, máquinas, produtos farmacêuticos e tecnologia.
Também inclui compromissos com sustentabilidade, cooperação em áreas como direitos humanos, promovendo proteção aos direitos dos trabalhadores.
Mas apesar do acordo tenha sido fechado agora em 2024, ele ainda não entra vigor, será um processo de meses.
Primeiro ele passará por meses de avaliações legais para verificar se não há nenhuma violação das constituições e também será traduzido nas diversas línguas da União Europeia. Após esse processo ele também precisará ser ratificado pelos parlamentares dos países envolvidos, tanto do MercoSul, como União Europeia. Além disso, o acordo também e enfrentou alguns desafios internos, como preocupações ambientais e politicas, especialmente relacionadas ao Brasil e Amazônia.
Este tratado é visto como um grande passo para a integração econômica global e deve ter efeitos significativos no comércio internacional, com potencial para aumentar as exportações e investimentos entre as duas regiões.