Lula recebe atletas medalhistas do Mundial de Ginástica Rítmica no Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na última quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, as ginastas brasileiras que conquistaram medalhas históricas no Mundial de Ginástica Rítmica Rio 2025.
A equipe de conjunto, formada por Maria Eduarda Arakaki (capitã), Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves, garantiu duas medalhas de prata — as primeiras do Brasil em um campeonato mundial da modalidade.
“Estou feliz da vida porque eu posso dizer: nunca antes na história do Brasil a gente tinha ganhado uma medalha na ginástica rítmica”, afirmou Lula durante a recepção. “A medalha de vocês significa uma conquista de muita dedicação. Eu reconheço o sacrifício de vocês, mas acho que a conquista mostrou que valeu a pena.”
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) também celebrou o encontro com o presidente e ressaltou a homenagem feita à atleta Victória Borges, que competiu lesionada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. “Pode deixar, Presidente Lula! É claro que as leoas dedicaram a medalha pra nossa guerreira Victória!”, publicou a entidade nas redes sociais.
O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a grandiosidade do Mundial realizado no Rio de Janeiro, que, segundo ele, foi “o maior de todos os tempos” em público, número de países e atletas participantes. Fufuca anunciou ainda que, a partir do próximo ano, atletas de esportes coletivos também passarão a ter direito à Bolsa Pódio, benefício concedido a competidores de alto rendimento.