Governador Rafael Fonteles destaca avanços na segurança pública e na digitalização da saúde em entrevista ao Roda Viva
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28), e apresentou os principais avanços do estado nas áreas da segurança pública e digitalização dos serviços de saúde. Durante a conversa, Fonteles destacou a queda nos indicadores de criminalidade, o uso de tecnologia para enfrentar problemas como o roubo de celulares e o impacto positivo do programa Saúde Digital, que leva atendimento médico por telemedicina a todos os municípios piauienses.
Na área da segurança, o governador ressaltou a redução de 20% nos homicídios e de 27% nos roubos de veículos. Fonteles atribuiu os resultados ao investimento em tecnologia, inteligência policial e integração entre as forças de segurança. “A estratégia do Piauí para redução de homicídios e demais crimes é com muito investimento em tecnologia, inteligência e integração”, afirmou.
Uma das ações inovadoras citadas foi o sistema desenvolvido pelo estado para rastrear celulares com registros de roubo ou furto. A tecnologia permite identificar linhas ativas em aparelhos denunciados em boletins de ocorrência. “Notificamos os usuários e 60% devolveram espontaneamente. São 10 mil celulares recuperados”, explicou.
Fonteles também destacou o baixo índice de letalidade policial no estado. O Piauí figura entre os três estados com menor letalidade do país. “Tenho orgulho de dizer que a nossa polícia é uma das menos violentas do Brasil, a menos violenta do Nordeste e temos o menor indicador de homicídios por 100 mil habitantes do Norte e Nordeste”, afirmou o governador. Ele atribuiu esse desempenho à formação humanística oferecida aos agentes de segurança.
Telemedicina e acesso ampliado à saúde
Outro ponto de destaque na entrevista foi a digitalização de serviços públicos, com foco no programa Piauí Saúde Digital, lançado em 2023. A iniciativa já ultrapassou a marca de 370 mil atendimentos em todo o estado, alcançando os 224 municípios piauienses.
O programa oferece consultas em 10 especialidades médicas por telemedicina, com acesso direto pelo celular. Usuários podem agendar e realizar atendimentos com clínico geral 24 horas por dia e, nas demais especialidades, o tempo médio de espera é de até uma semana. Entre os serviços ofertados estão ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria, ortopedia, além de psicologia e nutrição.
Fonteles ressaltou os benefícios da tecnologia para otimizar recursos e ampliar o acesso à saúde. “Com um investimento maior em digitalização, conseguimos fazer mais com menos. Estamos levando especialistas médicos a todas as unidades básicas de saúde do Piauí, até pelo celular”, destacou.
Além das consultas, o aplicativo do Saúde Digital também permite o acesso aos resultados de exames realizados nas UBSs, hospitais ou Centrais de Diagnóstico vinculadas ao programa. Os dados ficam disponíveis diretamente na plataforma, facilitando o acompanhamento do paciente.