Gaeco/MPPI cumpre mandados em Teresina na 3ª fase da Operação Barão Vermelho
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Piauí (MPPI) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (3), mandados de busca e apreensão em Teresina, em apoio à 3ª fase da Operação Barão Vermelho, deflagrada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA). A ação contou também com a colaboração do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Nesta etapa, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão e 3 de interdição de pessoas jurídicas, incluindo a suspensão das atividades de duas grandes empresas localizadas na capital piauiense. Em Teresina, o Gaeco/MPPI executou 4 mandados de busca, de um total de 16 expedidos para a cidade.
A Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados determinou ainda o bloqueio e a indisponibilidade de bens relacionados aos crimes investigados, como imóveis, veículos, embarcações e aeronaves.
De acordo com a promotora Lenara Porto, coordenadora do Gaeco/MPPI, foram apreendidos veículos, joias e relógios de alto valor, utilizados pela organização criminosa em esquemas de lavagem de dinheiro. Já o promotor Francisco Fernando de Morais, do Gaeco/MPMA, destacou que os alvos variam entre “laranjas”, operadores de agiotagem, responsáveis pela lavagem de capitais e até membros ligados a práticas de violência e intimidação.
As investigações tiveram início em 2023, quando a primeira fase da operação revelou uma organização criminosa altamente estruturada, envolvida em tráfico de drogas, falsificação de documentos de veículos, receptação de cargas roubadas, comércio ilícito de ouro, agiotagem, entre outros crimes.
A operação desta quarta-feira contou com o apoio do Icrim-MA, Gaeco/PI, Gaeco/PB, Polícias Militares do Maranhão e Piauí, além das Polícias Civis do Piauí, Maranhão e Paraíba (Draco). Ao todo, 190 agentes públicos participaram da ação.