8 de janeiroDESTAQUELulaNotíciasPECPolíticaRecentes

Lula sinaliza apoio a acordo com Centrão para ‘anistia light’ aos condenados do 8/1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a aliados que é favorável a negociar com o Centrão uma redução de penas para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, mas descartou a inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro na medida.

Em reunião a portas fechadas, Lula teria declarado que sua experiência de 580 dias de prisão o faz compreender a dificuldade enfrentada pelos condenados. A informação foi divulgada pela Coluna do Estadão, assinada pela jornalista política Roseann Kennedy, nesta quarta-feira (17).

A posição do presidente diverge da linha oficial do PT e de ministros do governo, que defendem punições mais rigorosas para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado.

Na mesma semana, o Centrão passou a articular no Congresso a derrubada do requerimento de urgência para o texto da Anistia, que prevê perdão “amplo, geral e irrestrito”, em troca da PEC da Blindagem. A medida, aprovada pela Câmara, restabelece a votação secreta na análise de abertura de processos contra parlamentares. O PL, partido de Bolsonaro, foi o único com 100% dos votos favoráveis à PEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *