Coleta de lixoDESTAQUENotíciasRecentesTJ-PI

Acúmulo de lixo gera reclamações em Teresina; gestão municipal prepara substituição de empresa responsável

O serviço de coleta de lixo em Teresina voltou a ser alvo de críticas de moradores nesta semana. Em pelo menos 12 bairros da capital, como Vamos Ver o Sol, Parque Piauí, Angelim, Santa Isabel, Tancredo Neves, Centro e Lourival Parente, moradores relatam acúmulo de resíduos e demora na retirada do material das ruas.

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) reconheceu os problemas e responsabilizou o Consórcio Recicle/Aurora, atual prestador do serviço. Segundo a prefeitura, além de falhas constantes na execução da coleta, o consórcio teria desligado os GPS dos caminhões para ocultar trechos não atendidos — prática considerada pela gestão como “grave e inaceitável”.

Diante da situação, a administração municipal anunciou que está em andamento a troca da empresa responsável pela limpeza urbana. Um novo edital de contratação será publicado nos próximos dias para regularizar a prestação do serviço.

A prefeitura informou ainda que, por decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), todas as liminares que mantinham o atual consórcio no contrato foram derrubadas, o que permite a continuidade do processo de substituição.

Em nota, a ETURB reafirmou o compromisso de garantir a regularidade da coleta de lixo e assegurou que não permitirá novos transtornos à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *