Zé Santana confirma aliança com Gracinha Mão Santa e anuncia candidatura à Câmara em 2026
O presidente da Agespisa, Zé Santana (PT), confirmou nesta sexta-feira (30) que formará uma aliança política com a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas) nas eleições de 2026. Ele revelou que ambos irão compor a base de apoio à reeleição do governador Rafael Fonteles (PT) e que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados.
Aliança eleitoral
Zé Santana afirmou que fará “dobradinha” com Gracinha Mão Santa em 2026. Segundo ele, a deputada não apenas integrará a base do governo, mas também apoiará a sua candidatura à Câmara Federal. A parceria visa fortalecer a presença da base governista, especialmente em Parnaíba, cidade de atuação política de Gracinha.
“Certamente a Gracinha estará com a pré-campanha a deputado minha e com a campanha, com certeza, do governador Rafael Fonteles, na base do governo”, declarou Zé Santana.
Nova missão no governo
Além de confirmar a candidatura, Zé Santana anunciou que assumirá a futura Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, prevista na reforma administrativa enviada pelo Executivo à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
“O governador já anunciou que, a partir de julho, teremos uma nova missão: enfrentar o desafio de liderar a Secretaria do Trabalho e Emprego, que está sendo criada”, destacou.
Fim da Agespisa
A Agespisa, atualmente presidida por Zé Santana, será extinta após a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no interior do estado. A mudança faz parte do novo modelo de saneamento implementado pelo Governo do Piauí, conforme já havia sido anunciado pelo governador Rafael Fonteles.