DESTAQUERecentesSaúde

Vacinação Contra a Dengue em Teresina: Jovens de 10 a 14 Anos Podem Receber Imunizante Sem Agendamento

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou nesta terça-feira (15) uma importante mudança na campanha de vacinação contra a dengue: crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos agora podem receber a vacina sem a necessidade de agendamento prévio.


Onde e Como Se Vacinar

Para ter acesso à vacina, basta que o paciente apresente em um dos postos de vacinação o CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência. O cartão de vacina, embora recomendado, não é obrigatório para receber a dose.

A vacinação está disponível nos seguintes locais:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital: de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.
  • Posto do Teresina Shopping: de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, reforça a importância da imunização para reduzir os casos graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.


Esquema Vacinal e Recomendações

O esquema vacinal contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. É crucial que aqueles que já receberam a primeira dose fiquem atentos ao calendário para garantir a aplicação da segunda dose no prazo correto e assegurar a proteção.

Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar um período de seis meses após a recuperação para iniciar o esquema vacinal.


Situação da Dengue em Teresina e no Piauí

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde, atualizados até 4 de julho deste ano, mostram que Teresina registrou 2.261 casos confirmados de dengue e uma morte. Além disso, 186 casos ainda estão sob investigação.

Em todo o Piauí, a situação também é preocupante, com 4.481 casos confirmados e seis óbitos já registrados, enquanto um óbito permanece em investigação. A vacinação é uma das principais ferramentas para combater a propagação da doença e proteger a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *