Transnordestina pode ser entregue com até 1 ano e meio de antecedência, diz empresa
A construção da fase 2 da ferrovia Transnordestina, que abrange 144 quilômetros entre os municípios de Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo, no Piauí, pode ser concluída até um ano e meio antes do previsto. A estimativa inicial era de entrega entre 2027 e 2029, mas agora a conclusão pode ocorrer até 2027, segundo a Transnordestina Logística S.A., responsável pelo projeto.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo presidente da empresa, Tufi Daher Filho, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um dos trechos da ferrovia no município de Missão Velha, no Ceará. “Temos 35% da fase 2 já prontos. A previsão era entre 2027 e 2029, mas vamos antecipar. Vamos iniciar em 2026 junto com os trechos 9 e 10, e concluir até Eliseu Martins até 2027 ou 2028”, afirmou Tufi, destacando que a informação seria repassada ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).
O trecho faz parte do eixo que conecta a região agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) ao Porto do Pecém, no Ceará, com foco no escoamento de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério.
Andamento das obras
A Transnordestina tem, ao todo, 1.206 km divididos entre as fases 1 e 2. Na fase 1, a construção do trecho entre Missão Velha e o Porto do Pecém (MVP) segue em ritmo acelerado. Em junho, foi assinada a ordem de serviço para o início do lote 8, enquanto outros cinco lotes (4, 5, 6, 7 e 11) já estão em andamento no Ceará. Ainda restam os lotes 9 e 10 para serem contratados, o que deve ocorrer ainda este ano.
Investimento
A obra da Transnordestina conta com um investimento total estimado em R$ 15 bilhões, financiados por diversas fontes: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Infra S.A. (antiga Valec), Finor, BNDES, Banco do Nordeste (BNB) e Sudene.