Teresina adere ao ‘Março Vermelho’ e ilumina Ponte Estaiada para conscientização sobre a tuberculose
A Prefeitura de Teresina, por meio da Coordenação de Iluminação Pública da ETURB e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), aderiu à campanha Março Vermelho, uma mobilização nacional voltada para a conscientização sobre a tuberculose. Como parte da iniciativa, a Ponte Estaiada João Isidoro França será iluminada com a cor vermelha ao longo do mês de março, alertando a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.
A ação faz parte da programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, a data tem o objetivo de alertar sobre essa doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas pode comprometer outros órgãos do corpo.
Tuberculose: diagnóstico e tratamento pelo SUS
A tuberculose tem cura, e o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Segundo um relatório da OMS publicado em novembro de 2024, aproximadamente 8,2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2023, o maior número registrado desde o início do monitoramento global, em 1995.
A diretora de Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, reforça a importância da busca por atendimento médico diante de sintomas persistentes.
“O diagnóstico e o tratamento estão disponíveis na rede da FMS. Essa doença tem cura e, após 15 dias de tratamento regular, o paciente não transmite mais. No entanto, é essencial seguir o tratamento por pelo menos seis meses e realizar o acompanhamento mensal pela Equipe de Saúde da Família para garantir a cura”, alerta a diretora.
Fique atento aos sintomas da tuberculose
Os principais sinais da doença incluem:
- Tosse seca por três semanas ou mais, podendo ter sangue ou pus;
- Dor no peito;
- Febre;
- Emagrecimento e fraqueza;
- Cansaço excessivo;
- Suores noturnos.
Caso apresente algum desses sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Iluminação vermelha: um alerta para a prevenção
A iluminação da Ponte Estaiada faz parte de uma estratégia de conscientização que visa:
- Dar visibilidade à tuberculose;
- Fortalecer redes de apoio e estimular avanços no diagnóstico e tratamento;
- Promover a pesquisa e aumentar a conscientização;
- Mobilizar a população para a causa.
O diretor-presidente da ETURB, Vicente Moreira Filho, destaca o compromisso da Prefeitura com a campanha.
“Queremos que a população tenha consciência da importância da prevenção e do tratamento para evitar problemas. Por isso, aderimos ao Março Vermelho e iluminamos a Ponte Estaiada”, afirma.
A campanha seguirá ao longo do mês com diversas ações promovidas pelo Programa Municipal de Tuberculose da FMS, levando informação e mobilizando profissionais da Estratégia Saúde da Família no combate à doença.