Tecnologia: estudantes da rede estadual desenvolvem tecnologia para prevenir acidentes de transito
Os criadores do projeto foram quatro alunos do 1ª ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico Tecnologia para Internet.
O foco do projeto é a sonolência ao volante, que é terceira maior causa de acidentes de transito no Brasil. Para buscar uma solução acessível e inovadora, estudantes do CETI Moaci Madeira Campos, em Teresina, começaram a desenvolver um sistema baseada na Inteligência Artificial.
Foram quatro alunos, com a orientação do professor Dougllas Oliveira. O sistema utiliza IA e visão computacional, que identificam sinais de cansaço e sonolência nos motoristas. A tecnologia analisa os pontos faciais, como boca, olhos e nariz.
Atualmente sistemas semelhantes só são encontrados em veículos de luxos. Os estudantes pretendem encontrar uma forma de deixar mais acessível, planejam oferecer algo de baixo custo e com fácil instalação, para que a tecnologia seja adotada em larga escala pelas empresas.
Os quatro estudantes destacaram a importância do projeto para a sociedade e também a pretensão de expandir o projeto, para treinar o sistema a identificar motoristas sob efeito de álcool, o que aumenta mais ainda a contribuição do projeto para a segurança no trânsito.
Matriculas abertas para 2025
As matrículas para escolas estaduais estão abertas até dia 30 de dezembro para os novos estudantes. E para renovação da matrícula, o prazo será até dia 13 de dezembro, sexta-feira. Todo o processo de matrícula pode ser feito de forma digital, pelo portal Gov.pi Cidadão ou por meio do site da SEDUC.