BrasilDESTAQUEEconomiaEstados UnidosPolíticaRecentes

Tarifa de Trump paralisa exportação de pescados do Brasil aos EUA

A tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, está causando prejuízo imediato ao setor pesqueiro brasileiro. Na quinta-feira (10), cerca de 60 contêineres com aproximadamente 1.000 toneladas de pescados ficaram retidos em portos como Salvador (BA), Pecém (CE) e Suape (PE), segundo a Folha de S.Paulo.

De acordo com a Abipesca (Associação Brasileira da Indústria de Pescados), os Estados Unidos representam 70% das exportações brasileiras do setor, com movimentação superior a US$ 240 milhões por ano. A paralisação dos embarques foi decidida pelos próprios importadores norte-americanos, que, diante da nova tarifa, aguardam para renegociar os valores.

“O impasse está colocado. Eles não sabem quanto pagarão pela carga e, a depender do valor, querem renegociar”, afirmou o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo Naslavsky.

Com um tempo médio de transporte marítimo entre 18 e 20 dias, os compradores temem arcar com custos inesperados ao receber a carga em território norte-americano.

Setor pede cautela do governo

Em nota, a Abipesca expressou “profunda preocupação” com o impacto das novas tarifas sobre a indústria nacional de pescados, que já enfrenta restrições em outros mercados. A entidade pediu ao governo brasileiro que adote uma “abordagem cautelosa e diplomática”, evitando retaliações que possam agravar o cenário.

A associação também cobrou mais agilidade na abertura de mercados alternativos, especialmente o europeu. “A morosidade dessa tratativa demonstra a importância de reduzir a dependência de mercados específicos”, destacou.

A medida de Trump, anunciada em meio a tensões políticas e comerciais com o governo Lula, representa mais um desafio econômico e diplomático para o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *