SSP deflagra Operação Arcus e reforça combate ao crime organizado em Piripiri
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (10), a Operação Arcus no município de Piripiri, com o objetivo de intensificar o enfrentamento ao crime organizado e desarticular pontos ligados ao tráfico de drogas na região.
A ação, realizada por meio das Polícias Civil e Militar dentro das estratégias do Pacto Pela Ordem, resultou no cumprimento de 20 medidas judiciais. Entre elas estão mandados de busca e apreensão, prisões preventivas e apreensão de adolescentes. As ordens judiciais estão relacionadas a investigações por tráfico de entorpecentes, organização criminosa e porte ou posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com o delegado Lucas Klinger, a operação é fruto de um trabalho integrado e investigativo das forças de segurança, com foco direto na estrutura das facções atuantes na cidade.
“Essas medidas buscam atingir o núcleo das organizações criminosas, retirando de circulação pessoas envolvidas com o tráfico e reunindo provas que permitam o avanço das investigações, garantindo mais segurança à população. Todos os alvos possuem antecedentes policiais e judiciais, o que reforça a reincidência e a necessidade da atuação”, destacou o delegado.
O nome Arcus, de origem latina, significa “arco” ou “cercamento” e simboliza a execução simultânea e coordenada dos mandados em diferentes locais apontados como pontos de venda de drogas e endereços ligados aos investigados. A intenção é restringir a atuação criminosa e apreender drogas, armas, munições e outros materiais de interesse da investigação.
A operação conta com a participação conjunta da Delegacia de Facções, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Piripiri, DRACO, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Núcleo de Operações com Cães (NOC), Delegacia Seccional de Piripiri, DEPATRI, delegacias de Campo Maior, Barras e Parnaíba, além da Polícia Militar, com apoio do BOPE.

