Sete Municípios do Piauí Receberão Novos Quartéis do Corpo de Bombeiros até 2025
Sete municípios do Piauí vão receber novos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar, uma iniciativa que visa expandir a presença da corporação no interior do estado. A confirmação foi feita pelo governador Rafael Fonteles durante sua visita às obras do quartel de Esperantina, que está previsto para ser inaugurado em fevereiro de 2025.
As cidades que serão contempladas com as novas unidades são: Esperantina, Campo Maior, Valença, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente e Paulistana. O governador destacou que essa expansão é parte de um esforço para interiorizar os serviços de segurança pública, além de um reflexo do maior concurso e da maior nomeação já realizados pela corporação.
“Estamos cada vez mais interiorizando a presença do Corpo de Bombeiros. Com a inauguração do quartel de Esperantina, em breve as cidades de Campo Maior, Valença, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente também contarão com suas unidades. Vamos completar todo o estado, garantindo a segurança e proteção da população em todas as regiões”, afirmou Fonteles.
O objetivo, segundo o governador, é reforçar a atuação do Corpo de Bombeiros, não apenas em ações de combate a incêndios, mas também na prevenção de acidentes, especialmente em áreas com grande número de turistas, como rios, lagoas e cachoeiras.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, que acompanhou a visita, anunciou que os equipamentos necessários para o funcionamento do quartel de Esperantina serão entregues em janeiro, incluindo caminhão de combate a incêndio, lancha, jet-ski, ambulância e uma pick-up equipada com kit de combate a incêndios.
O vice-governador Themístocles Filho enfatizou a importância do novo quartel não só para Esperantina, mas para toda a região. Ele destacou que o município está estrategicamente localizado próximo a importantes pontos turísticos, como a Cachoeira do Urubu, o rio Longá e a Lagoa do Cajueiro, além das cidades vizinhas de Luzilândia e Matias Olímpio, que também se beneficiarão com a presença do Corpo de Bombeiros.
Com a construção dos novos quartéis, a segurança pública no estado será ainda mais fortalecida, ampliando a capacidade de resposta da corporação em diversas áreas do Piauí.