DESTAQUERecentesSaúde

Sete municípios do Piauí recebem novas ambulâncias do SAMU 192

O Ministério da Saúde entregou, nesta quinta-feira (10), sete novas ambulâncias para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em municípios do Piauí. As viaturas farão parte de um lote de 46 unidades destinadas a 42 cidades de 13 estados, fruto de um investimento federal de R$ 14,9 milhões pelo Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

As prefeituras beneficiadas são de Bonfim do Piauí, Boqueirão do Piauí, Campo Largo do Piauí, Castelo do Piauí, Fartura do Piauí, Pimenteiras e São Félix do Piauí. Com essa renovação, o SAMU 192 passa a cobrir cerca de 89% da população brasileira, ultrapassando a marca de 189,8 milhões de pessoas atendidas em 4.207 municípios.

“A entrega destas ambulâncias reforça nosso compromisso com a universalização do atendimento pré-hospitalar móvel. Até o fim de 2026, queremos levar o SAMU a 100% do território nacional”, afirmou Aline Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde.

Desde o início de 2023, já foram distribuídas 2.462 ambulâncias – seis vezes mais do que entre 2019 e 2022, quando apenas 366 unidades foram destinadas aos municípios. Além das novas viaturas, o ministério também concluiu a manutenção de mais de 2 mil veículos com mais de 15 anos de uso, garantindo sua operação em condições seguras.

Atualmente, o parque operacional do SAMU 192 conta com mais de 4,3 mil ambulâncias em serviço, beneficiando mais de 6 milhões de brasileiros que passaram a ter acesso ao atendimento de urgência.

SAMU 192: serviço essencial e gratuito

O SAMU 192 é um dos pilares da Política Nacional de Atenção às Urgências, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço, gratuito, é coordenado por Centrais de Regulação das Urgências e executado por equipes multiprofissionais treinadas para oferecer suporte imediato, evitando agravamentos clínicos, reduzindo sequelas e salvando vidas. Para acioná-lo, basta discar 192.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *