Semana no Piauí será marcada por pancadas isoladas de chuva, aponta Semarh
O Piauí deve enfrentar uma semana com instabilidades climáticas e chuvas irregulares em diferentes regiões do estado. A previsão foi divulgada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e é válida até o próximo domingo (11).
De acordo com o setor de Climatologia e Meteorologia do órgão, a atuação conjunta de sistemas atmosféricos, aliada ao aumento da umidade, favorece a ocorrência de pancadas típicas do período, com volumes variáveis ao longo dos dias. As áreas do Sul do estado devem concentrar os maiores acumulados.
Entre segunda-feira (5) e terça-feira (6), as chuvas tendem a se concentrar no Centro-Sul, com destaque para o Sudoeste e municípios da faixa Oeste, próximos ao Maranhão. No Sudeste, também há previsão de precipitações, porém com menores volumes.
Na quarta-feira (7), as instabilidades podem avançar para o Centro-Norte, alcançando cidades como Água Branca e áreas próximas a Teresina. Nessa região, a previsão é de chuvas rápidas, isoladas e com baixos acumulados.
Para a quinta-feira (8), a tendência é de redução das chuvas na maior parte do território piauiense, mantendo-se apenas a possibilidade de precipitações pontuais na faixa Oeste.
Entre sexta-feira (9) e domingo (11), a Semarh prevê uma diminuição gradual da probabilidade de chuva, com predomínio de tempo mais seco em grande parte do estado. No extremo Norte, ainda podem ocorrer pancadas rápidas nos dias 9 e 11, com baixos volumes.
Segundo a previsão, os maiores totais de chuva da semana devem ser registrados nos municípios de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro.
