Secretários que reassumiram mandatos na Câmara devem retornar à Prefeitura de Teresina em setembro
Os vereadores Aluísio Sampaio (Progressistas), Ismael Silva (Progressistas) e Zé Neto (MDB) reassumiram temporariamente seus mandatos na Câmara Municipal de Teresina para participar do processo de indicação das emendas parlamentares individuais à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A informação foi confirmada ao GP1 pelo próprio vereador Zé Neto, que adiantou que o trio deverá retornar às secretarias da Prefeitura em setembro.
Antes de voltarem à Câmara, Aluísio Sampaio ocupava a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul), Ismael Silva comandava a Secretaria Municipal de Educação, e Zé Neto estava à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Com a volta dos titulares ao Legislativo, os suplentes Samantha Cavalca (Progressistas), Pedro Alcântara (Progressistas) e Terezinha Medeiros (MDB) deixaram temporariamente os cargos.
A reentrada dos secretários à Câmara atende a uma exigência legal que determina que vereadores estejam no exercício do mandato durante o período de cadastramento no Sistema Eletrônico de Cadastro de Indicações de Emendas Parlamentares Individuais (SECIEPI), que estará aberto de 1º a 15 de agosto. O decreto que regulamenta o processo, publicado no Diário Oficial do Município, prevê ainda a possibilidade de prorrogação do prazo por mais 15 dias, mediante solicitação da Mesa Diretora da Câmara.
Após o término do período para cadastramento das emendas, está previsto que Aluísio Sampaio, Ismael Silva e Zé Neto retornem às suas funções na administração municipal, conforme planejamento da gestão municipal.