Prefeito Silvio Mendes decreta emergência na limpeza pública de Teresina
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, assinou na manhã desta segunda-feira (25) um decreto que estabelece situação de emergência na limpeza pública da capital. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Salão Nobre do Palácio da Cidade.
Segundo o gestor, a medida foi motivada pelo descumprimento do contrato pela empresa responsável, mas também pela necessidade urgente de solucionar o problema do acúmulo de lixo.
“A limpeza pública continua sendo o item mais reclamado pelos teresinenses, com toda razão. Estamos aqui para resolver problemas, é a nossa missão. Já que aceitamos cuidar da cidade, será assim. Então, estamos decretando neste momento situação de emergência”, declarou Silvio.
Com o decreto, a Prefeitura poderá reforçar a frota de veículos destinados ao serviço. “Isso permite colocar mais de 60 caminhões, além de caçambas trucadas. Quem tiver caminhão disponível será contratado, e há recursos para o pagamento. Os garis que quiserem trabalhar podem procurar a partir de hoje a cooperativa dos caminhoneiros, na Avenida Professor Wall Ferraz, ou o ponto de inscrição na Avenida João Antônio Leitão, levando a documentação para assinar a carteira. Todos são bem-vindos”, informou o prefeito.
Silvio destacou ainda a preocupação com o período chuvoso, quando o risco de doenças aumenta devido ao acúmulo de lixo. “Todo mundo sabe que doenças são geradas a partir do lixo. A chuva está chegando novamente e, por todos os motivos, é obrigação nossa agir”, completou.
A Prefeitura já vinha realizando mutirões de limpeza para reduzir os impactos do problema e informou que continuará adotando medidas para tornar Teresina mais limpa e saudável.