Plano Safra recorde para agricultura familiar deve reduzir preços dos alimentos, afirma ministro
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou nesta terça-feira (1º) que o Plano Safra da Agricultura Familiar, com um investimento recorde de R$ 89 bilhões em crédito rural e outras políticas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vai contribuir para a queda dos preços dos alimentos no Brasil. O valor representa um aumento significativo em relação aos R$ 76 bilhões destinados em 2024.
Durante uma entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Teixeira destacou que este é o terceiro ano consecutivo em que o governo Lula lança planos Safra recordes, tanto para a agricultura familiar quanto para a empresarial. Segundo o ministro, esses investimentos têm impulsionado safras históricas, resultando em uma produção de 1,2 bilhão de toneladas de alimentos.
Ele ressaltou que os efeitos desses investimentos já são visíveis na redução dos preços de produtos essenciais. Como exemplos, citou a queda de 33% no preço do arroz, 10% no feijão, 46% na batata inglesa, 16% na banana e 29,77% no tomate.
“Ao mesmo tempo em que temos a inflação baixando, quem lidera essa baixa na taxa de inflação são os alimentos”, afirmou o ministro. Ele concluiu enfatizando o objetivo do governo de garantir “alimentos baratos e de qualidade, com fartura na mesa do povo brasileiro”.