DESTAQUEPolíciaRecentes

Piauí terá 700 câmeras corporais em policiais até o primeiro semestre de 2025

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou que o estado receberá 700 câmeras corporais destinadas ao uso por policiais militares até o primeiro semestre de 2025. A medida faz parte da política de uso obrigatório do equipamento por agentes de segurança no estado.

Segundo o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar e responsável pela implementação do projeto, os equipamentos serão conectados a um sistema específico que armazenará as imagens para fins de investigação e defesa do policial em caso de necessidade.

A implantação será feita em duas etapas. Na primeira, a Secretaria de Segurança Pública fará a aquisição de 100 câmeras, que serão utilizadas prioritariamente por agentes de trânsito. A previsão é que esses dispositivos entrem em funcionamento ainda em maio deste ano.

“Nossa equipe já está instalando toda a infraestrutura necessária para o uso das câmeras. Acreditamos que ainda em maio elas já estejam operando”, afirmou o coronel.

Na segunda fase, outras 600 câmeras serão distribuídas entre os municípios de Teresina e Parnaíba. O investimento nesse lote vem do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Piauí foi o primeiro estado a apresentar e ter aprovado um projeto de monitoramento por câmeras junto ao órgão federal.

“É um projeto do Governo Federal, e o Piauí foi o primeiro a apresentar e ter o projeto aprovado pela Senasp. Já estamos em processo de licitação para a aquisição dos equipamentos e do sistema de gerenciamento de imagens”, destacou o coronel.

A escolha por começar a implantação com policiais de trânsito se deu, segundo Galvão, por ser uma área com menor cobertura de monitoramento.

“Identificamos que o trânsito é um setor pouco observado. Por isso, iniciamos por ele. Mas em breve as demais modalidades de policiamento também contarão com o uso das câmeras”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *