DESTAQUEPiauíRecentesSaúdeTecnologia

Piauí Saúde Digital atinge 1 milhão de atendimentos e será celebrado com presença do ministro Alexandre Padilha

O programa Piauí Saúde Digital alcançou a marca histórica de 1 milhão de atendimentos, entre consultas e telelaudos, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de inovação em saúde no estado. Para celebrar o feito, o Governo do Piauí realizará uma solenidade neste sábado (4), às 8h30, no Forma Bliss, em Teresina, com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Premiação e reconhecimento

Durante o evento, serão premiados os 15 municípios que mais se destacaram no uso da plataforma, além do reconhecimento aos 15 profissionais de saúde com maior número de atendimentos pelo sistema.

Origem e expansão

Lançado em abril de 2023, no município de Piripiri, o Piauí Saúde Digital surgiu para enfrentar dificuldades históricas no acesso à saúde pública, como a falta de especialistas, longas filas de espera e barreiras geográficas.

Em apenas quatro meses, o programa conseguiu eliminar filas em 10 especialidades médicas e duas multiprofissionais (psicologia e nutrição). Diante do sucesso, foi expandido para os 224 municípios piauienses, tornando-se referência em atendimento remoto.

Impactos e resultados

Com mais de 1 milhão de atendimentos realizados, o programa reduziu filas, agilizou diagnósticos e promoveu economia de recursos públicos, além de ampliar o acesso de forma equitativa.

Entre os resultados, destacam-se:

  • Aumento na oferta de médicos da atenção básica;
  • Cobertura de exames de imagem em grandes territórios de saúde;
  • Redução no tempo de espera em prontos atendimentos.

Estrutura e funcionamento

O Piauí Saúde Digital funciona por meio de uma rede integrada de mais de mil Unidades Básicas de Saúde, policlínicas, hospitais e centrais regionais de diagnóstico. O sistema garante cobertura não apenas para a população em geral, mas também para escolas, unidades prisionais, abrigos de idosos e outros espaços institucionais.

O secretário de Saúde, Antonio Luiz, ressalta que o programa oferece atendimento amplo e inclusivo. Além dos telelaudos, há plantão 24 horas com clínicos gerais via aplicativo, todos os dias da semana.

Também estão disponíveis consultas especializadas em Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria, Urologia, Obstetrícia, além das áreas não médicas de nutrição e psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *