Piauí lança sistema de videomonitoramento com mais de 1.200 câmeras e inteligência artificial
O Governo do Piauí vai lançar, no dia 16 de agosto, o Espia – Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial, que promete revolucionar a segurança pública do estado. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, que detalhou a iniciativa durante vistoria a um dos 629 novos pontos de videomonitoramento que estão sendo instalados em Teresina e Parnaíba.
Ao todo, serão mais de 1.200 câmeras inteligentes, adquiridas por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, com apoio do governador Rafael Fonteles. Os equipamentos serão integrados a sistemas já existentes das áreas de saúde, educação e até mesmo a câmeras particulares, que poderão ser conectadas mediante normativo de compartilhamento.

Segundo o secretário, as câmeras possuem diferentes tecnologias, como:
- Reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, possibilitando a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto e veículos roubados;
- Visão noturna com infravermelho, ideal para áreas com pouca iluminação, como a Avenida Raul Lopes;
- Câmeras panorâmicas, com campo de visão de até 180 graus;
- Speed Dome com zoom de até 42 vezes, capaz de acompanhar alvos em movimento por até 2,9 quilômetros.
“Esses equipamentos serão instalados em pontos estratégicos, com grande fluxo de veículos e pedestres. O sistema permitirá o rastreamento em tempo real de suspeitos e veículos roubados, otimizando o combate ao furto e roubo de motocicletas, por exemplo”, afirmou Chico Lucas.
O processamento das imagens será feito por um supercomputador da ETIP (Escola Técnica de Inteligência Policial), responsável por cruzar dados e gerar alertas automáticos.
Além das câmeras, o projeto inclui a instalação de 16 totens de segurança em locais de grande circulação. Cada totem terá uma câmera de alta definição e um botão de emergência. Ao ser acionado, o botão enviará alerta diretamente à Central de Monitoramento, que imediatamente encaminhará uma viatura ao local.
“A ideia é integrar tecnologia, inovação e inteligência para oferecer mais segurança à população. O governador Rafael Fonteles está investindo pesado em modernização da segurança pública, e esse projeto é uma das principais entregas nessa área”, concluiu o secretário.