DESTAQUERecentesSegurança pública

Piauí Lança BO Fácil: A Primeira Plataforma do Brasil para Registro de Ocorrências via WhatsApp


O Piauí deu um passo inovador na segurança pública com o lançamento do B.O Fácil, a primeira plataforma no Brasil que permite o registro de boletins de ocorrência, denúncias anônimas e o acionamento do 190 diretamente pelo WhatsApp. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A solenidade de lançamento, que ocorreu nesta segunda-feira (30), no Espaço da Cidadania Digital em Teresina, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Rafael Fonteles e o secretário de Segurança, Chico Lucas. Representando o Ministério Público, a chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Cláudia Seabra, e a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), Fabrícia Barbosa, prestigiaram o evento.

Tecnologia a Serviço da Cidadania

A apresentação da nova ferramenta foi conduzida por uma equipe multidisciplinar, incluindo Jonatas Soares, líder técnico de projetos da SSP; professor Raimundo Moura, coordenador do Hub Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação; Ellen Gera, presidente da Empresa Brasileira de Tecnologia da Informação (Etipi); André Macedo, secretário de Inteligência Artificial (SIA); tenente-coronel Cláudio Pessoa, gerente de Atendimento ao Usuário da SSP; Nadir Nogueira, reitora da UFPI; e Antônio Vinícius, diretor-presidente da Fadex.

Cláudia Seabra ressaltou a importância do B.O Fácil para ampliar o acesso à justiça. “Este é um marco importante para o Piauí. O B.O Fácil aproxima o Estado da população, facilitando o acesso à justiça de forma prática, segura e tecnológica”, afirmou. Fabrícia Barbosa complementou, enfatizando o papel do Ministério Público no acompanhamento de iniciativas que visam fortalecer a segurança pública, promovendo a transparência e eficiência no atendimento à população.

Como Funciona o B.O Fácil

A plataforma utiliza inteligência artificial para coletar informações de forma automatizada e segura. Após o registro da ocorrência, o sistema gera protocolos em PDF, que são enviados diretamente via WhatsApp. Além disso, o B.O Fácil permite o acionamento imediato da polícia e o envio de denúncias anônimas, tornando o processo mais prático e inclusivo para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *