Piauí inaugura sistema de videomonitoramento com inteligência artificial e novo centro de comando
O Governo do Piauí lança, neste sábado (16), o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) e inaugura o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A cerimônia acontece às 11h15 na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), no bairro São Cristóvão, como parte das comemorações pelos 173 anos de Teresina.
O SPIA, com investimento superior a R$ 23 milhões, começa a operar com 629 postes inteligentes espalhados pela capital, equipados com mais de 1,2 mil câmeras de alta tecnologia. Com a integração aos equipamentos já existentes, o estado passará a contar com mais de 3,5 mil câmeras conectadas.
O sistema traz recursos avançados, como reconhecimento facial, leitura automática de placas, análise de comportamento, visão noturna por infravermelho e zoom capaz de identificar alvos a quase 3 km. O processamento das imagens será realizado por um supercomputador da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi).
O novo CICC centralizará em um único espaço canais como o telefone 190, B.O. Fácil e totens de autoatendimento, além de integrar operações de radiocomunicação e monitoramento em tempo real.
Para o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o projeto representa um avanço estratégico para o estado:
“Estamos ampliando a capacidade de prevenir, responder e solucionar ocorrências com mais agilidade e precisão. É tecnologia de ponta a serviço da proteção do cidadão piauiense.”
O projeto prevê ainda a instalação de um CICC em Parnaíba e a expansão da rede de câmeras, com adesão de municípios e da iniciativa privada, fortalecendo o monitoramento e a segurança em todo o Piauí.