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Piauí Almeja Liderança Nacional no IDEB com Três Pilares: Tempo Integral, Avaliação Contínua e Formação Docente

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), revelou sua ambiciosa meta para a educação do estado: alcançar a liderança nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em conferência promovida pela Folha de S.Paulo, Fonteles enfatizou que essa não é apenas uma aspiração, mas um compromisso formalizado em contrato com a Secretaria de Educação. Em tom bem-humorado, o governador até brincou com o secretário da pasta, Washington Bandeira, sobre a importância de cumprir o objetivo.

Educação em Tempo Integral: A Grande Virada

Rafael Fonteles destacou a universalização da educação em tempo integral no ensino médio como o principal catalisador para essa transformação. Ele argumenta que, se o IDEB já considerasse apenas as escolas de tempo integral do Piauí, o estado já estaria no topo do ranking nacional.

Atualmente, todos os alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual já estudam em regime de tempo integral, com nove horas diárias dedicadas a atividades pedagógicas, culturais e esportivas, além de refeições. A expectativa é que, até 2027, todos os estudantes que farão o exame do IDEB tenham concluído os três anos do ensino médio sob esse novo modelo. O governador ressaltou o impacto multifacetado dessa mudança: “Isso muda tudo: a presença da família, o acompanhamento da saúde mental dos alunos, a dedicação dos professores, o envolvimento da comunidade escolar. É uma transformação estrutural.”

Avaliação Constante para o Progresso

Outro ponto crucial para o governador é o fomento a uma cultura de avaliação contínua entre os adolescentes. Fonteles defendeu a aplicação frequente de exames e diagnósticos para monitorar o aprendizado e ajustar as políticas educacionais, afirmando que “para adolescentes, quanto mais [avaliação], melhor. A cultura de avaliação é essencial para evoluir.”

Investimento na Formação e Valorização dos Professores

O terceiro pilar da estratégia do Piauí é o investimento robusto na formação de professores, com um foco especial na disciplina de matemática. O governador reconhece que a matemática é o “calcanhar de Aquiles” nas avaliações nacionais, apresentando uma defasagem significativa em comparação com outras áreas.

Para combater essa deficiência, o estado planeja uma formação continuada robusta e a implementação de metodologias eficazes. Fonteles elogiou iniciativas como as de professores pesquisadores do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que têm contribuído para aprimorar materiais didáticos e capacitação em matemática. No entanto, ele enfatizou o desafio de estender esses esforços a todo o corpo docente.

Para motivar os educadores, o governador salientou a importância de estimular os professores, garantir sua valorização e criar ambientes de motivação para a qualificação. Ele concluiu que isso envolve “salário, sim, mas também por reconhecimento e condições de trabalho.”


O Piauí, sob a liderança de Rafael Fonteles, está pavimentando um caminho ambicioso para a educação, apostando em pilares que prometem transformar o cenário educacional do estado e impulsioná-lo à liderança nacional no IDEB. Qual desses pilares você acredita que terá o maior impacto na educação do Piauí?

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