Partido de Milei surpreende e vence eleições legislativas na Argentina
O partido ultraliberal A Liberdade Avança (LLA), do presidente argentino Javier Milei, conquistou uma vitória expressiva nas eleições legislativas deste domingo, obtendo mais de 40% dos votos, segundo dados do Ministério do Interior.
O resultado supera projeções e traz alívio ao governo, especialmente após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter condicionado apoio financeiro à Argentina ao desempenho eleitoral.
O peronismo, de centro-esquerda, ficou em segundo lugar, com 31,64% dos votos, enquanto o bloco Províncias Unidas, que busca romper a polarização, obteve 7,1% dos votos. Com este desempenho, o governismo amplia sua bancada e se aproxima do um terço necessário nas duas câmaras para blindar seus vetos, embora precise de alianças para avançar em reformas estruturais.
Em Buenos Aires, centenas de apoiadores celebraram a vitória em frente ao bunker do LLA. “Milei, querido, o povo está contigo”, cantavam. Entre eles, o consultor de marketing Facundo Campos, de 38 anos, comentou à AFP: “Estou muito animado. Não esperava um número tão alto. Gritei como se fosse o gol do último mundial.”

