Parlamentares articulam retomada de pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Grupo busca novas assinaturas após alegações de abuso de poder por parte do STF
Parlamentares da oposição anunciaram nesta segunda-feira (22) que irão intensificar os esforços para coletar mais seis assinaturas com o objetivo de reativar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Senado.
Segundo o grupo, 36 assinaturas já haviam sido reunidas no início do ano. Agora, diante do que classificam como “novos abusos de autoridade” por parte da Corte, especialmente relacionados às decisões do ministro Moraes, os parlamentares afirmam que irão unificar forças para alcançar o número necessário para viabilizar a tramitação do processo.
“O que estamos vendo hoje no Brasil é um cenário em que o abuso de poder do STF compromete a legitimidade da Justiça”, afirmou um dos articuladores do movimento, que preferiu não ser identificado. Para os críticos, decisões recentes da Corte extrapolam os limites constitucionais e colocam em risco a separação dos poderes.
Para que o pedido de impeachment avance no Senado, são necessárias 41 assinaturas. Ainda não há previsão de quando o novo pedido será formalmente protocolado.