Papa Francisco recebe rei Charles III e rainha Camilla no Vaticano após se recuperar de pneumonia
O Papa Francisco recebeu, nesta quarta-feira (9), o rei Charles III e a rainha Camilla, do Reino Unido, em audiência privada no Vaticano. O encontro foi confirmado pela Santa Sé e acontece após o pontífice, de 88 anos, ter enfrentado problemas de saúde, incluindo uma pneumonia dupla que o deixou hospitalizado por mais de cinco semanas.
A reunião chegou a ser inicialmente cancelada por conta da condição de saúde do papa, mas acabou acontecendo durante a visita oficial do casal real à Itália. Em foto divulgada pelo Vaticano, o pontífice aparece sendo cumprimentado pela rainha Camilla.
De acordo com o comunicado oficial, durante o encontro, o Papa Francisco expressou votos de felicidades ao casal pela comemoração do aniversário de casamento e desejou uma rápida recuperação ao rei Charles III, que está em tratamento contra um câncer — cuja natureza não foi detalhada publicamente.
Charles III, de 76 anos, passou por um breve período de internação em março e retomou sua agenda oficial no início de abril. A visita ao Vaticano aconteceu durante sua viagem de Estado à Itália, iniciada na terça-feira (8).
Segundo um porta-voz do Palácio de Buckingham, o casal real ficou satisfeito em poder encontrar o papa pessoalmente e desejar-lhe melhoras:
“Suas Majestades ficaram felizes que o Papa estivesse bem o suficiente para recebê-los — e por terem a oportunidade de compartilhar seus melhores desejos pessoalmente”, disse.
Desde seu retorno ao Vaticano em março, o Papa Francisco tem reduzido suas atividades públicas e segue em recuperação.