Operação Porteira Fechada recolhe 10 animais soltos em vias públicas e conduz 7 pessoas em José de Freitas
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), mais uma fase da Operação “Porteira Fechada” no município de José de Freitas. A ação, coordenada pela Diretoria de Operações de Trânsito, contou com o apoio da Polícia Civil, Delegacia do Meio Ambiente, Comando de Trânsito da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. O foco da operação é localizar e recolher animais soltos em vias públicas, responsabilizando seus donos pelos riscos causados.
Durante a fiscalização, as equipes foram acionadas para um acidente envolvendo um cavalo na rodovia. O animal, segundo avaliação de um veterinário, precisou ser sacrificado devido ao seu estado. Um homem que se envolveu na ocorrência teve apenas ferimentos leves e recebeu alta logo após o atendimento. Ao todo, dez animais foram recolhidos das ruas e sete pessoas foram conduzidas para os procedimentos legais.
De acordo com Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito, a presença de animais nas estradas representa um risco constante e muitas vezes fatal. Já o delegado Willame Moraes ressaltou que a operação também tem caráter preventivo, buscando conscientizar os proprietários. A iniciativa faz parte das estratégias do Governo do Estado para reduzir acidentes e preservar vidas, principalmente em áreas com grande circulação de animais de grande porte.