DESTAQUEGeralRecentes

Novo estudo revela que civilização maia era maior e mais complexa do que se imaginava

Pesquisadores descobriram que os assentamentos da civilização maia, uma das mais importantes da América pré-colombiana, eram muito mais complexos e interconectados do que se pensava anteriormente. A civilização, que se desenvolveu principalmente em áreas do atual México, Guatemala, Belize e Honduras, é conhecida por sua rica cultura, incluindo a escrita hieroglífica, matemática, astronomia e calendário.

Apesar do conhecimento acumulado, ainda há muitos mistérios sobre esse povo antigo. Um novo estudo publicado no Journal of Archaeological Science: Reports revela que a população maia durante o auge do Período Clássico Tardio (entre 600 e 900 d.C.) pode ter sido muito maior do que estimativas anteriores indicavam.

Anteriormente, pesquisas de 2018 apontavam uma população de cerca de 11 milhões de maias naquele período. Contudo, o novo trabalho sugere que esse número pode ter chegado a 16 milhões de habitantes, indicando uma densidade populacional surpreendente.

Os pesquisadores utilizaram tecnologia lidar, que emprega pulsos de laser para criar mapas 3D detalhados das áreas estudadas. A análise das ruínas revelou padrões de construção sofisticados, evidenciando uma organização social complexa, com assentamentos urbanizados e interligados.

A pesquisa mostra que, ao contrário da ideia de que os maias viviam em comunidades dispersas entre áreas agrícolas, suas cidades eram conectadas por praças públicas centrais, controladas pela elite, cercadas por áreas residenciais e campos cultivados. Quase todos os edifícios mapeados estavam localizados a até 5 km dessas praças, indicando que as populações rurais participavam da vida cívica e religiosa da civilização.

Essas descobertas ampliam a compreensão sobre a magnitude e complexidade da civilização maia, colocando em evidência seu avanço social e urbano para a época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *