DESTAQUEPolíticaRecentes

Motta Envia Proposta Alternativa de Anistia a Bolsonaro, que Deve Discutir Medida com Aliados na Próxima Semana

Brasília — O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) uma proposta alternativa de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. A medida, considerada mais “branda” que o projeto em tramitação atualmente na Casa, pode ter maior aceitação entre os parlamentares.

Bolsonaro deve reunir, na próxima semana, em Brasília, os líderes da bancada do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), e da Oposição, Zucco (PL-RS), para avaliar a proposta. A anistia é uma das principais bandeiras do grupo político do ex-presidente.

O requerimento de urgência para votação do projeto original atingiu o número necessário de assinaturas no mês passado, mas não foi pautado por Motta, que busca evitar desgastes com o governo federal.

Parlamentares governistas já sinalizaram disposição para discutir o abrandamento das penas de quem participou diretamente das depredações na Praça dos Três Poderes. No entanto, rejeitam qualquer medida que possa beneficiar os mentores intelectuais dos atos, o que poderia ser interpretado como uma vantagem jurídica para Bolsonaro.

Durante a recente viagem ao Vaticano para o funeral do papa Francisco, Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se reuniram com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para articular um projeto de lei que prevê a redução das penas dos envolvidos no 8 de Janeiro.

A proposta, no entanto, foi rejeitada pela oposição, que afirmou que mudanças nessa esfera são prerrogativa exclusiva do Congresso Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *