DESTAQUEPolíticaRecentesSocial

Metrô de Teresina agora opera com tarifa gratuita

O transporte metroviário de Teresina passou a oferecer tarifa zero a partir desta terça-feira (7), conforme anunciado pelo presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins. A medida, prevista na Lei Orçamentária aprovada no ano passado, era aguardada pelos usuários do sistema de transporte público da capital.

Atualmente, o metrô funciona diariamente das 7h às 19h, ligando a região do Grande Dirceu, na Zona Sudeste, ao Centro de Teresina. O trajeto de 13,5 km conta com 10 estações, atendendo aproximadamente 5 mil passageiros por dia.

Na véspera da implementação da tarifa gratuita, o Governo do Estado inaugurou a nova sede da CFLP na Estação Ferroviária de Teresina, localizada na Avenida Miguel Rosa. Durante a cerimônia, foram firmados dois contratos para modernização do metrô: um de R$ 97,1 milhões para aquisição de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e outro de R$ 237,9 milhões destinado à melhoria da infraestrutura do sistema.

Entre as melhorias planejadas estão a construção de três novas estações nos bairros Mafuá, Piçarra e São João, a modernização das cinco estações existentes, a duplicacão da via férrea e a construção de uma nova ponte sobre o rio Poti. Também está prevista a implementação de novos sistemas de sinalização e telecomunicações, além da criação de um Centro de Controle Operacional.

O presidente da CFLP, Wilson Martins, destacou que a expectativa é um aumento significativo na demanda pelo metrô após a modernização. “Nosso objetivo é que, ao final das duas etapas de obras, o metrô de Teresina transporte até 50 mil passageiros por dia, com VLTs operando a cada 15 minutos e a redução do tempo de viagem de 35 para aproximadamente 22 minutos entre o terminal do Itararé e a Praça da Bandeira”, afirmou.

O governador Rafael Fonteles também publicou em suas redes sociais um vídeo no qual aparece falando sobre a tarifa zero e andando no metrô. VEJA O VIDEO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *