DESTAQUEEducaçãoRecentesTeresina

Menino de 2 anos de Teresina é aceito na Mensa, sociedade internacional de superdotados

O pequeno Paulo Alex Melo, de apenas 2 anos, natural de Teresina (PI), foi aceito na Mensa, organização internacional que reúne pessoas com altas habilidades intelectuais. Com um QI de 132, ele está entre os membros mais jovens do Brasil a ingressar na instituição, que aceita apenas indivíduos com pontuação acima de 98 no teste de inteligência.

Desde cedo, Paulo demonstrou sinais de prodígio. Falou as primeiras palavras aos 4 meses, e, com apenas 1 ano, já reconhecia letras e números. Hoje, fala três idiomas — português, inglês e russo — e realiza operações matemáticas simples. Ele também começou a ler, escrever e soletrar aos 2 anos.

Filho da advogada Jordana Lima e de Jamaro Melo, Paulo nasceu prematuro, após uma gestação marcada por complicações. A mãe relata que chegou a ter risco de aborto e contraiu Covid-19 durante a gravidez. “Paulo também teve Covid aos 5 meses de vida. Hoje, vê-lo como um dos membros mais jovens da Mensa no Brasil é motivo de gratidão”, disse.

Após consultas com neuropediatra e neuropsicóloga, a superdotação foi confirmada, e os pais decidiram apresentar o filho à Mensa Brasil, onde ele foi rapidamente aceito. Já integrado à instituição, o menino participa de grupos, encontros e olimpíadas promovidas pela sociedade. Fora da escola, o aprendizado é estimulado em casa, com apoio no estudo de idiomas e na prática musical, sempre respeitando seu ritmo.

A Mensa é uma organização sem fins lucrativos presente em cerca de 100 países. No Brasil, atua há quase 20 anos, promovendo pesquisas, debates e competições para incentivar a inteligência humana em benefício da sociedade. Paulo faz parte do seleto grupo de 1% da população mundial com habilidades cognitivas excepcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *