DESTAQUEINSSManifestaçãoRecentes

Manifestação em frente ao INSS protesta contra cortes no BPC e critica MP 1.296/2025

Um grupo de manifestantes se reuniu, nesta terça-feira (12), em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Rua Areolino de Abreu, para protestar contra a Medida Provisória (MP) 1.296/2025. A proposta prevê avaliações sociais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com o objetivo de reduzir gastos e evitar pagamentos indevidos, segundo o governo.

Os participantes afirmam que a medida tem resultado em cortes injustos de benefícios destinados a pessoas com deficiência (PCDs). Entre eles estava Thays Celestino, dona de casa e mãe de dois filhos autistas, que criticou duramente a MP.

— Essa MP traz revisões abusivas às famílias que se beneficiam do BPC-Loas. O autismo não tem cura, então para que avaliar de novo? Pessoas cegas, com microcefalia e deficiência auditiva estão tendo o benefício cortado. É um retrocesso e desrespeito à Lei da Pessoa com Deficiência — afirmou.

Segundo Thays, as reavaliações impostas pela medida têm gerado transtornos à comunidade PCD, com deslocamentos longos e desgastantes para comparecer ao INSS, além de insegurança financeira para famílias que dependem do benefício. Ela também destacou que, desde dezembro de 2024, há tentativas de aprovar mudanças nesse formato, mas movimentos sociais têm conseguido barrar parte das propostas.

Os manifestantes prometem manter a mobilização para pressionar o governo a revogar a MP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *