DESTAQUEIsraelONUPolíticaRecentes

Mahmoud Abbas defende criação de Estado palestino e repudia atuação do Hamas em discurso na ONU

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, discursou nesta quinta-feira (25) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em pronunciamento feito por videoconferência, após diplomatas palestinos terem vistos negados pela Casa Branca.

Abbas afirmou que “não haverá paz” enquanto não for criado um Estado palestino e condenou a atuação do grupo Hamas, declarando que a organização “não terá papel na governança”. Segundo ele, “o Hamas e outras facções terão que entregar suas armas à Autoridade Nacional Palestina como parte do processo de construção das instituições de um Estado, uma lei e forças de segurança legais”. Reiterou ainda: “Não queremos um Estado armado”.

No discurso, Abbas também defendeu a convivência pacífica com Israel, ao mesmo tempo em que criticou ações israelenses na Faixa de Gaza, classificando-as como uma “guerra de genocídio”.

O pronunciamento reflete o momento de tensão e complexidade das relações entre Israel e Palestina, e reforça a posição palestina na busca por reconhecimento internacional e resolução do conflito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *