Lula liga para ministro do STF indicado por Bolsonaro para comunicar escolha no STJ
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, na noite desta terça-feira (27), um telefonema ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kássio Nunes Marques, indicado ao cargo por Jair Bolsonaro, para comunicar uma decisão relevante: a escolha do desembargador Carlos Brandão como novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Nunes Marques era um dos principais apoiadores da candidatura de Brandão à vaga no STJ. Ambos são naturais do Piauí e mantêm uma relação de longa data. A ligação de Lula foi interpretada como um gesto de deferência ao ministro do STF, reconhecendo seu apoio ao nome do desembargador.
Além de Nunes Marques, o presidente também entrou em contato com o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que estava em viagem aos Emirados Árabes Unidos. Fonteles também defendia a nomeação de Brandão.
A assinatura da indicação ocorreu em uma reunião no Palácio da Alvorada, com a presença do próprio Brandão e de integrantes do alto escalão do governo:
- Ricardo Lewandowski (ministro da Justiça e Segurança Pública)
- Rui Costa (ministro da Casa Civil)
- Jorge Messias (advogado-geral da União)
Também participaram do encontro Marcos Rogério de Souza, secretário especial para Assuntos Jurídicos da Presidência, e Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
A nomeação de Carlos Brandão para o STJ agora seguirá para apreciação do Senado Federal.