Lula e presidenta do México reforçam cooperação em telefonema
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve um contato por telefone, na noite de sexta-feira (31), com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, para tratar de questões bilaterais e regionais. A conversa evidenciou o fortalecimento das relações entre os dois países e a intenção de ampliar a cooperação econômica e social.
Durante o diálogo, Lula destacou os avanços nas relações bilaterais e reiterou o interesse em avançar em um novo acordo comercial com o México. Ele também agradeceu pela recepção ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que realizou agenda de trabalho na Cidade do México em agosto, e comentou a expectativa positiva para a visita do chanceler mexicano Juan Ramón de La Fuente Ramírez, prevista para o final de novembro.
O presidente compartilhou ainda detalhes de suas recentes viagens à Indonésia e Malásia, apontando oportunidades de cooperação entre a América Latina e o Sudeste Asiático.
Claudia Sheinbaum, por sua vez, mostrou interesse em parcerias com o Brasil na produção de etanol e no desenvolvimento de programas sociais voltados à redução da fome e da pobreza. Ela informou que a ministra Alicia Barcenas, responsável pelo Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, representará o país na COP30, em Belém (PA).
Ao final, ambos os líderes reforçaram o compromisso de aproximação política e econômica e concordaram em realizar um encontro presencial em breve.

