Lula diz que vai se tornar cada vez mais “esquerdista” e “socialista” em discurso no Planalto
Durante reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende adotar uma postura cada vez mais “esquerdista” e “socialista” em seu governo. A declaração foi feita em um discurso emocionado no Palácio do Planalto, no qual o presidente relembrou momentos da juventude em que passou fome.
“Cada vez eu tenho que fazer mais. Significa que cada vez mais vou ficar mais esquerdista, mais socialista, e vou ficar achando que a gente pode mais”, afirmou Lula.
Ao longo de sua fala, o presidente chorou em diversos momentos e criticou as opiniões contrárias à ampliação da dívida pública para financiar políticas sociais, como o combate à fome. Segundo ele, o Brasil tem capacidade de fazer mais pela população em situação de vulnerabilidade.
Lula também comparou os desafios sociais do país com questões diplomáticas, como a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Para o presidente, lidar com barreiras comerciais internacionais seria mais simples do que enfrentar a fome no Brasil.
“É mais fácil resolver isso do que combater a fome e a miséria nesse país. É muito mais fácil”, afirmou.