BrasilDESTAQUEEstados UnidosPolíticaRecentes

Lula diz que Trump seria preso no Brasil por atitudes semelhantes às de 2020 nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (10), que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia ser processado e até preso caso tivesse adotado no Brasil as mesmas atitudes que teve após perder as eleições norte-americanas em 2020. A declaração foi feita durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Lula comparou a conduta de Trump com a de Jair Bolsonaro (PL) após as eleições de 2022. “Se Trump tivesse feito aqui o que fez nos Estados Unidos, estaria sendo julgado e, se considerado culpado, estaria preso. A lei deve valer para todos”, declarou o presidente.

A fala de Lula ocorre em resposta à carta publicada por Trump no dia anterior, em que o norte-americano anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e criticou o julgamento de Bolsonaro, chamando-o de “vergonha internacional”. Trump também exaltou o ex-presidente brasileiro, classificando-o como “um líder altamente respeitado em todo o mundo”.

Lula rebateu com firmeza: “É inaceitável que um presidente de outro país interfira no poder Judiciário brasileiro. Nenhum governo deve admitir ingerência estrangeira em sua soberania”.

Conflito comercial

Lula também comentou sobre a ameaça tarifária feita por Trump, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. O presidente garantiu que o Brasil não vai ceder à pressão e que, se necessário, acionará a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Caso não haja acordo, Lula afirmou que o país adotará a Lei de Reciprocidade Econômica para retaliar. Trump já havia sinalizado que qualquer país que reagisse às tarifas norte-americanas sofreria aumentos ainda maiores.

“O Brasil quer negociar, não brigar. Mas se ele insistir nessa brincadeira de taxação, vai virar uma taxação infinita. Podemos chegar a milhões por cento, se for preciso”, afirmou Lula, destacando que a prioridade é o respeito às decisões brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *