Lula convoca reunião no Alvorada para discutir resposta ao tarifaço de Trump
Presidente quer alinhar decreto de reciprocidade e traçar estratégia de reação às tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião no Palácio da Alvorada para discutir o decreto que regulamentará a chamada lei da reciprocidade, uma das principais medidas em estudo pelo governo brasileiro em resposta às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos nacionais.
O encontro contará com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além do ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e de um representante do Ministério da Fazenda. Líderes do governo no Congresso também podem participar.
Mais cedo, Alckmin afirmou que o decreto deve ser publicado entre esta segunda-feira (14) e terça-feira (15). A medida visa reagir à elevação de tarifas adotada por Washington e reforçar a postura do Brasil diante do novo cenário comercial.
O objetivo da reunião é definir os próximos passos do governo, incluindo entrevistas e articulações com o setor produtivo para explicar a importância da resposta. Integrantes do Planalto também avaliam que o tema pode ser politicamente explorado para responsabilizar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro pela deterioração nas relações com os Estados Unidos.

