Líder de esquema de ‘sextorsão’ que envolvia família se entrega à polícia em Teresina
Suspeito confessou o crime; grupo extorquiu empresário em cerca de R$ 80 mil usando perfis falsos nas redes sociais.
O principal suspeito de liderar um grupo criminoso acusado de praticar “sextorsão” contra um empresário de Teresina se entregou à Polícia Civil nesta terça-feira (15). De acordo com o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), o jovem admitiu o crime e está preso preventivamente.
Segundo as investigações, ele era o chefe de uma quadrilha composta por familiares próximos: sua esposa, irmã, primo e até a avó. O grupo foi alvo da Operação Cativeiro Digital, deflagrada no início do mês. Os demais integrantes chegaram a ser presos, mas agora respondem ao processo em liberdade.
A quadrilha agia por meio de perfis falsos criados em redes sociais. O suspeito se passava por uma mulher, utilizava fotos de influenciadoras digitais de fora do estado, e iniciava conversas com a vítima. Após conquistar a confiança do empresário, o criminoso enviava imagens íntimas falsas e incentivava a troca de nudes. Quando obtinham o material da vítima, passavam a exigir pagamentos para não divulgar o conteúdo.
De acordo com a polícia, o grupo conseguiu extorquir cerca de R$ 80 mil utilizando essa tática.
O delegado reforçou o alerta sobre os perigos do envio de conteúdo íntimo, mesmo em conversas que aparentam ser de confiança. Mácola também chamou a atenção para o uso indevido de contas bancárias: “Emprestar ou alugar contas para receber dinheiro pode implicar em consequências civis e penais”, destacou.