Jantar Saudável: 5 Opções para Cuidar da Saúde e Arrasar na Cozinha
Um jantar saudável é fundamental para quem busca manter uma rotina alimentar equilibrada, especialmente para quem tem objetivos relacionados à saúde e ao emagrecimento. No entanto, variar as escolhas pode ser um desafio, e investir em novas receitas pode ser uma maneira de garantir uma alimentação mais balanceada e nutritiva.
De acordo com a nutricionista Mariana Moretti, da Clínica Mantelli, “Escolhas assertivas no jantar são capazes de impactar positivamente a saúde como um todo, principalmente a saúde hormonal e metabólica, influenciando diretamente na qualidade do sono e na reparação do corpo durante a madrugada.” Além disso, uma refeição equilibrada pode otimizar a performance no dia seguinte, melhorando a concentração e a produtividade, além de prevenir problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e descompensações imunológicas.
Como Ter um Jantar Saudável?
A escolha dos ingredientes para o jantar é fundamental, mas o horário também desempenha um papel importante. Para garantir os benefícios de uma boa refeição noturna, é importante respeitar o ritmo circadiano e os eixos hormonais. Mariana Moretti sugere que a última refeição seja feita com um intervalo de pelo menos duas horas antes de dormir. Além disso, alimentos estimulantes e ricos em cafeína ou diuréticos devem ser evitados, como:
- Café
- Chá verde
- Chá branco
- Mate
- Matchá
- Álcool
- Refrigerantes
- Açúcar
- Bebidas energéticas
A nutricionista também alerta para a importância de evitar alimentos de difícil digestão, como preparações cruas, proteínas densas e muito condimentadas, além de alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos e pratos congelados.
Investir em escolhas saudáveis no jantar pode, assim, não só melhorar o seu bem-estar físico e mental, mas também ajudar na construção de uma rotina alimentar equilibrada e sustentável.