BrasilDESTAQUEEstados UnidosPolíticaRecentes

Itamaraty convoca representante dos EUA após nota de apoio a Bolsonaro

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou, nesta quarta-feira (9), o encarregado de negócios dos Estados Unidos no país, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre uma nota divulgada pela embaixada norte-americana em Brasília. O comunicado, publicado horas antes, reforça uma declaração do ex-presidente Donald Trump em apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).

Na nota, a representação diplomática norte-americana afirmou que Bolsonaro e sua família são “fortes parceiros dos Estados Unidos” e classificou como “vergonhosa” a suposta “perseguição política” contra ele. O texto também ressalta que a situação está sendo acompanhada de perto, embora não tenha informado se haverá manifestações oficiais do Departamento de Estado norte-americano.

“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil”, diz o comunicado.

A reação do governo brasileiro veio após a repercussão das declarações feitas por Donald Trump na última segunda-feira (7), por meio de sua rede social Truth Social. No post, o republicano acusou o sistema brasileiro de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e seus apoiadores.

“Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu Trump.

A manifestação pública dos EUA provocou desconforto diplomático, sendo vista pelo governo brasileiro como uma interferência indevida em questões internas. O Itamaraty aguarda esclarecimentos formais por parte da embaixada norte-americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *