DESTAQUERecentesSegurança pública

INMET emite alertas de chuvas intensas para 17 estados e o DF nesta terça-feira (07)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para 17 estados e o Distrito Federal nesta terça-feira, 07 de janeiro. O fenômeno ocorre devido à persistência de um canal de umidade que tem provocado chuvas fortes e tempestades isoladas em várias regiões do Brasil desde a última sexta-feira, 3 de janeiro. O sistema meteorológico continuará atuando nos próximos dias, aumentando a probabilidade de precipitações fortes em várias áreas do país.

Neste dia, as chuvas deverão ocorrer principalmente à tarde nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, com maior intensidade no estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, além de áreas do Maranhão, Piauí e Bahia. Já a Região Sul terá tempo mais estável, com exceção do litoral de Santa Catarina e Paraná, que pode registrar algumas chuvas fracas.

Entre as áreas em alerta, o INMET destacou que os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas, Acre e Rondônia estão sob risco de chuvas fortes. O alerta laranja é especialmente para regiões como o centro-norte de Minas Gerais, leste do Mato Grosso, centro-sul do Piauí, Maranhão e Pará, onde as chuvas podem alcançar 100 mm/dia, com ventos que podem ultrapassar 60 km/h.

O dia também deve ser marcado por tempestades isoladas e chuvas fortes, com maior intensidade no período da tarde, afetando áreas da Região Sudeste, incluindo a região metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba, e no Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Além disso, a previsão é de chuvas fortes na porção central do Maranhão e extremo sul do Ceará, além de chuvas mais fracas no interior da Bahia.

O INMET alerta que os riscos de tempestades são elevados, com possibilidade de danos, como alagamentos e quedas de árvores, especialmente nas áreas de alerta laranja. A população dessas regiões deve estar atenta às condições climáticas e tomar precauções para evitar transtornos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *