Gratuidade no Metrô de Teresina Aumenta Movimentação em 40% e Impulsiona Reformas no Sistema
O Metrô de Teresina registrou um aumento significativo no número de passageiros no primeiro dia de gratuidade, que entrou em vigor na terça-feira (7). A Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP) informou que, em comparação com os 5 mil usuários diários anteriores, 7 mil pessoas utilizaram o sistema de transporte público, representando um aumento de 40%. A capital do Piauí se destaca como a única cidade do Brasil a adotar a tarifa zero no metrô.
Raldir Bastos, diretor de Operações da CFLP, afirmou que a expectativa é de que o movimento cresça ainda mais nos próximos dias, à medida que a população se acostuma com a novidade. Ele observou que as estações ficaram visivelmente mais cheias e acredita que novos passageiros irão aderir ao transporte à medida que mais pessoas tomem conhecimento da gratuidade.
A gratuidade foi implementada pelo governador Rafael Fonteles com o objetivo de beneficiar a população de menor renda, facilitando o acesso ao transporte público na capital. O sistema de metrô de Teresina tem 13,5 km de extensão, conectando a zona sudeste ao centro da cidade, e a medida visa ampliar o acesso da população a essa opção de transporte.
Além da gratuidade, o metrô da capital está passando por uma série de reformas e ampliações. A primeira fase das obras, que já está 40% concluída, inclui a troca de trilhos e dormentes, reformas nas estações e melhorias no traçado da linha, com um investimento de R$ 192 milhões.
Na segunda fase, prevista para começar em abril, o governo do estado investirá R$ 237,9 milhões na construção de uma linha duplicada, na reforma de mais estações e na implantação de sistemas modernos, como bilhetagem com reconhecimento facial. A previsão é de que, com a conclusão das obras, o metrô passe a operar com maior frequência, atendendo até 50 mil passageiros por dia, com intervalos reduzidos entre os trens, de 35 para 20 minutos.
Além disso, o governo do Piauí está adquirindo três novos VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), que se juntarão aos três já existentes, com previsão de operação para o segundo semestre de 2026. O investimento total nas obras e melhorias do metrô é de R$ 527 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.