Golpistas que se passavam por centrais bancárias são presos em operação no Piauí
A Polícia Civil do Piauí prendeu sete pessoas nesta sexta-feira (8) suspeitas de envolvimento em um esquema de estelionato conhecido como “golpe da falsa central telefônica”. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
De acordo com a investigação, os suspeitos ligavam para as vítimas se passando por atendentes de centrais de segurança de bancos. Durante a conversa, afirmavam que as contas das vítimas estariam sob ataque de hackers e, assim, conseguiam convencê-las a realizar transferências financeiras. Em alguns casos, os criminosos também enviavam links que permitiam o acesso remoto às contas bancárias das vítimas.
Segundo o delegado Humberto Mácola, titular da DRCC, os valores desviados chegam a cerca de R$ 90 mil. As contas bancárias utilizadas pela quadrilha — incluindo as de “laranjas” — foram rastreadas, e nove delas foram bloqueadas por ordem da Justiça, para tentar garantir o ressarcimento dos prejuízos.
A operação faz parte do esforço da Polícia Civil para combater crimes cibernéticos e fraudes bancárias no estado. As investigações continuam e outros envolvidos podem ser identificados.