DESTAQUEInvestigaçãoLava JatoRecentesSTF

Gilmar Mendes concede 20 habeas corpus a investigados da Lava Jato em 20 dias úteis

Em menos de um mês, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu 20 habeas corpus a investigados e réus ligados à Operação Lava Jato e a casos de corrupção em diferentes estados do país.

De acordo com levantamento, apenas no Rio de Janeiro foram 15 habeas corpus concedidos em 19 pedidos, todos beneficiando acusados denunciados pelo Ministério Público Federal e pelo então juiz Marcelo Bretas. Além disso, Mendes também autorizou a soltura de investigados por crimes semelhantes em outros estados.

Na tarde desta segunda-feira (4), o ministro determinou a libertação de mais um investigado da Operação Câmbio Desligo — desdobramento da Lava Jato que apura um esquema bilionário de lavagem de dinheiro praticado por doleiros. O beneficiado foi o engenheiro agrônomo Antônio Cláudio Albernácio Cordeiro, preso no mês passado.

A operação investiga a remessa ilegal de valores ao exterior, envolvendo recursos desviados durante o governo de Sérgio Cabral no Rio de Janeiro. Estima-se que US$ 1,5 bilhão tenham sido enviados para fora do país pela quadrilha.

Com a decisão mais recente, a conta de habeas corpus concedidos por Gilmar Mendes a presos da Lava Jato chega a 20 em apenas 20 dias úteis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *