FMS lança primeiro manual da Rede de Atenção à Saúde Bucal em Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina lançou oficialmente o Manual da Rede de Atenção à Saúde Bucal, documento que reúne, pela primeira vez, informações detalhadas sobre os serviços odontológicos oferecidos na capital.
O material tem como objetivo orientar profissionais da área e facilitar o acesso da população aos atendimentos básicos e especializados, promovendo maior eficiência e organização na rede pública. O manual apresenta os locais de atendimento, critérios de encaminhamento, especialidades disponíveis e os fluxos de referência e contrarreferência, solucionando uma lacuna histórica: a falta de um registro oficial que sistematizasse essas informações.
Segundo a dentista Jessa Alcoçaba, apoiadora da Gestão da Saúde Bucal (GESB) da FMS, “essas informações não estavam registradas em lugar nenhum. Isso gerava dúvidas entre os próprios profissionais. Agora, o documento foi recentemente apresentado em capacitações”.
Profissionais e usuários podem esclarecer dúvidas por meio do canal Zap Odonto, disponibilizado pela FMS.
Rede de Atenção à Saúde Bucal em Teresina
Atualmente, Teresina conta com 242 Equipes de Saúde Bucal em Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendendo cerca de 94% da população. O atendimento inclui consultas clínicas para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, além de ações fora do consultório, como aplicação de flúor, atividades educativas em escolas, visitas domiciliares e campanhas de saúde.
Para urgências odontológicas, há seis locais que funcionam 24 horas: UPA Renascença, UPA Promorar, UPA Satélite, Hospital Mariano Castelo Branco, Hospital da Primavera e Hospital Ozeas Sampaio. Já os casos de urgência de alta complexidade são atendidos no HUT por meio do sistema de regulação.
A rede especializada oferece atendimentos em áreas como Endodontia, Periodontia, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia Preventiva, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica, Odontopediatria e atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE). Esses serviços são realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e instituições de ensino.
Para ter acesso às especialidades, o paciente deve se dirigir à UBS, onde será feito o encaminhamento por meio do sistema eletrônico de marcação.